O Excelsior Pass é um aplicativo gratuito lançado em Nova York no último dia 2 de abril. O passaporte de vacina digital apresenta dados do usuário, informando se ele foi imunizado contra o coronavírus ou se, recentemente, testou negativo para o vírus.
A ferramenta foi desenvolvida pela IBM e é uma tentativa de acelerar a reabertura do comércio e das arenas esportivas e de entretenimento no Estado. “A questão da `saúde pública ou da economia` sempre foi uma escolha falsa. A resposta deve ser ambas. À medida que mais nova-iorquinos são vacinados a cada dia e as principais métricas de saúde pública continuam a atingir regularmente suas taxas mais baixas em meses, o primeiro Excelsior Pass da nação anuncia a próxima etapa em nossa reabertura cuidadosa e baseada na ciência”, afirmou o Governador de Nova York, Andrew Cuomo, em comunicado oficial.
Qualquer pessoa que tenha sido vacinada ou testada contra a Covid-19 em Nova York pode solicitar o app com o seu QR Code, desde que siga algumas regras. O passe está liberado para quem já tomou a vacina e é válido por 30 dias. Após esse prazo, o usuário solicitará novo passe pelo próprio aplicativo.
Para passe através de RT-PCR, a validade é até a meia noite do terceiro dia após o teste. Caso expire, nova testagem é necessária. E, por fim, o passe para “não-reagente para Covid-19” é válido por seis horas após o teste rápido. Assim como já mencionamos, ultrapassando o prazo, novo teste deverá ser realizado para garantir o “cartão de embarque”.
“Os nova-iorquinos provaram que podem seguir as orientações de saúde pública para vencer a Covid-19, e o inovador Excellsior Pass é outro recurso em nossa nova caixa de ferramentas para combater o vírus, permitindo que mais setores da economia reabram com segurança e mantenham as informações pessoais seguras”, destacou Cuomo.
O lançamento do aplicativo chega junto ao anúncio de que estabelecimentos de entretenimento e música poderão reabrir com 33% da capacidade. O Madison Square Garden e Times Union Center já foram cadastrados no aplicativo e estão entre os primeiros a utilizar a tecnologia.
O Excelsior Pass está disponível para iPhone e Android e a privacidade resguardada por tecnologias como blockchain e criptografia para preservação de dados.